Atualização em Imunologia e ​Nutrição

Atualização em Imunologia e
Nutrição

Pós-graduação para pediatras em São Paulo

Sobre o curso

O curso de "Atualização em Imunologia e Nutrição" ressalta a importância dos nutrientes na resposta imunológica na saúde e na doença. Serão abordados os aspectos clínicos e o manejo terapêutico de crianças com alergia alimentar bem como relembrar dos mecanismos imunológicos inerentes à resposta imune inata, suas células e seus receptores. Ter melhor compreensão dos mecanismos imunes das mucosas e sua influência sobre os fatores imunológicos do leite humano e a proteção conferida ao recém-nascido, os mecanismos imunológicos inerentes à resposta imune adaptativa, gerações de anticorpos, células e receptores envolvidos e aprenderemos sobre o desenvolvimento da resposta imune da criança para obter melhor entendimento das patologias e seu tratamento e quais são as formas de avaliar a resposta imune da criança através de técnicas celulares e moleculares. Os principais tipos de DII e suas alterações clínicas e o seu manejo a fim de entender como as doenças autoimunes podem interferir na disponibilidade dos nutrientes e qual é o impacto de deficiências nutricionais no curso destas doenças.  Será visto também, a incidência da desnutrição intra hospitalar e como ela pode estar relacionada com o maior tempo de internação hospitalar e seu impacto nas complicações do quadro.  A deficiências de minerais e vitaminas podem impactar nos mecanismos da resposta imune. Discutiremos sobre os benefícios da suplementação de prébióticos, probióticos e simbióticos nas doenças estudadas nos módulos anteriores.

CAEPP - Cursos de Atualização na área da saúde

13/08/2021

Curso de atualização para pediatras

20 horas

Especialização em pediatria

100 vagas

Pós-graduação para pediatras em São Paulo

EaD

Objetivo

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

  • Estudar os mecanismos imunológicos que podem influenciar no estado nutricional e suas possíveis implicações terapêuticas

  • Este curso tem como objetivo dar embasamento teórico para a compreensão da importância da presença dos nutrientes para a resposta imune adequada.

Diferenciais

  • Este curso contém conhecimentos em uma área ainda pouco explorada que consiste na ação dos nutrientes nas diferentes etapas da resposta imunológica. Atualmente sabe-se da importância da resposta imune e como problemas neste sistema podem gerar doenças aguda e crônicas que podem colocar a vida do paciente em risco, de forma que torna-se imprescindível a compreensão do envolvimento dos nutrientes no funcionamento do sistema imune. 

Público-Alvo

Médicos Pediatras e Nutricionista, profissionais envolvidos com nutrição

Programa

Aulas gravadas com acesso ilimitado por 4 meses.

Módulo 1: Recapitulando a imunologia

  • Resposta imune inata 

  • Resposta imune adaptativa.

  • Sistema imunológico da criança

  • Imunologia das mucosas e do leite humano

  • Avaliação clinico-imunológica da criança: Diagnóstico imunológico e molecular.

  • Aspectos fisiopatológicos da COVID-19 em pediatria;  

  •  Atendimento nutricional do paciente acometido pela COVID-19 

Módulo 2: Imunologia aplicada

  • Aspectos clínicos e terapêuticos da alergia alimentar 

  • Doenças inflamatórias intestinais e seu manejo em Pediatria 

  • Impacto das doenças autoimunes no estado nutricional da criança 

  • Desnutrição hospitalar .

  • Impacto das deficiências de minerais na resposta imune da criança 

  • Impacto das deficiências de vitaminas na resposta imune da criança .

  • Uso de prébióticos, probióticos e simbióticos em pediatria 

Atenção, programa sujeito a alteração. 

Horário e dias da semana: O curso ocorre nos dias 13/08, 17/09 e 15/10 as 10h00 com duração de 2h.

Coordenação

Coordenadora: Dra. Simone Corrêa da Silva

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2008), pós doutorado em Biologia Celular pela Universidade de São Paulo (2009) e pós doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade do Estado de São Paulo (2014). Atualmente é professora titular da Universidade Paulista atuando nos cursos de Nutrição, Estética e Cosmética e Ciências Biológicas e também pesquisadora colaboradora com vínculo no ICR FMUSP, Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Interação da imunologia materno-infantil (estudando os mecanismos de interação mãe-filho na tentativa de entender o desenvolvimento do sistema imune da criança) na saúde e na doença, tendo como base de estudo mães com diabetes gestacional, que receberam transplante renal e com Asma. Estuda também os aspectos imunológicos do aleitamento materno no desenvolvimento do sistema imunológico do neonato.

Coordenadora: Dra. Patrícia Palmeira 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (1992), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1997, 2001 e 2005). Ingressou no cargo de Pesquisadora Científica no Laboratório de Investigação Médica 36 (LIM-36) do Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas em 2009 e, atualmente, é pesquisadora nível VI. Possui credenciamento como orientador pleno e é membro da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. É responsável pela Unidade de Imunologia do LIM-36. Tem experiência na área de Imunologia da Saúde Materno-Infantil, com ênfase em Passagem Transplacentária de Anticorpos, Imunologia do Leite Humano e Desenvolvimento da Resposta Imune.

Investimento

  • Taxa de inscrição: R$ 165,00 

  • 4 parcelas de: R$ 165,00

  • Alunos e ex-alunos CAEPP tem 10% de desconto

  • Cartão de Crédito, Boleto

Informações Importantes

Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário dentro do prazo de vencimento. Caso o boleto não seja pago, a inscrição será automaticamente cancelada, sendo necessário realizar uma nova inscrição. 

Atenção: Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato. Em caso de cancelamento do curso por quantidade insuficiente de quórum será realizado a devolução de 80% do valor investido ao candidato, devido a retenção de impostos não reembolsáveis. 

Alunos CAEPP ganham 30% de desconto na livraria Editora dos Editores, cupom para desconto CAEPP30. 

 

Documentação necessária para matrícula:

  • Cópia do Conselho da Categoria.

  • Cópia do RG/ RNE (em caso de estrangeiro), CPF ou Carteira de habilitação.

  • Certificado de Conclusão do Curso de Medicina.

  • Comprovante de endereço no máximo dos últimos 03 meses.

  • Ex alunos não é necessário, apenas se houver alteração na relação dos documentos relacionados;

Os documentos deverão ser digitalizados e enviados através do portal do aluno, clique aqui para enviar.