Escala Bayley de desenvolvimento para bebês e crianças (Incluindo

Bayley-III Screening Test)

28 a 30/11/2019

CARGA HORÁRIA:  24h

NÚMERO DE VAGA: 50

SÃO PAULO

O desenvolvimento infantil é um processo continuo e previsível, porém complexo e integrado, envolvendo tanto o ambiente socioeconomicocultural no qual a criança está inserida como aspectos biológicos, comportamentais, cognitivos e afetivos da criança. Nos primeiros anos de vida o ser humano adquire habilidades e competências numa velocidade que não é vista em nenhum período da vida, e essas são fundamentais para a aquisição não apenas do controle e dos movimentos, mas também das emoções e relações com o meio e o outro.

Inúmeros fatores pré, peri e pós-natais – biológicos, psíquicos e/ou ambientais - são considerados de risco para o desenvolvimento da criança. Sabe-se que lacunas ou falhas no processo de desenvolvimento infantil estão na base de inúmeras dificuldades que podem causar prejuízos ao longo da vida do indivíduo. Apesar da dificuldade em estimar a prevalência do atraso no desenvolvimento infantil, estima-se que cerca de 200 milhões de crianças em todo o mundo, menores de 5 anos, apresentam risco de atraso em seu desenvolvimento.

Pesquisas mostram que a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento infantil são aspectos fundamentais na atenção à saúde da criança, pois permite a identificação e compreensão de eventuais atrasos, permitindo o planejamento e a implementação de intervenções precoces efetivas. Assim, é importante o uso de escalas confiáveis, que tenham sua sensibilidade e especificidade comprovada

OBJETIVOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

Indicar os pontos fortes, fracos e as competências do bebê ou da criança para o planejamento adequado de uma intervenção terapêutica e acompanhamento da evolução das intervenções, sendo fundamental para um trabalho consistente em equipe interdisciplinar. Além de permitir um maior envolvimento dos pais durante a avaliação, o instrumento está alinhado com a legislação norte-americana para educação especial na primeira infância (http://idea.ed.gov/) sendo uma medida válida e confiável acerca das habilidades da criança

DIFERENCIAIS

As Escalas de Desenvolvimento Infantil de Bayley foram desenvolvidas por Nancy Bayley e colaboradores em 1933 e revisada em 1969. É um meio abrangente de avaliar o desenvolvimento de uma criança em estado particular, após o resultado de mais de 40 anos de pesquisa e prática clínica com crianças pequenas.

O teste foi padronizado em uma amostra de 1.262 crianças americanas com idade de dois a 30 meses, divididas em 14 grupos, no ano de 1960 e, apresenta três versões: BSID I publicada em 1969; BSID II publicada em 1983 e a mais atualizada BSID III publicada em 2006.

As escalas BSID II estão reconhecidas entre as melhores escalas existentes na área de avaliação do desenvolvimento infantil, fornecendo resultados confiáveis, válidos e precisos do estado de desenvolvimento da criança em teste. Sua utilização como instrumento de pesquisa tem recebido grande suporte da comunidade científica, porém seu elevado custo e treino exigido para correta administração explicam porque sua utilização é quase sempre exclusiva de especialistas que trabalham com crianças pequenas.


A Escala de Bayley – III é uma atualização dos dados normativos da BSID-II com amostra contemporânea e representativa, indicado para avaliar crianças de 1 a 42 meses de idade, apresentando melhora do conteúdo dos testes, melhora da qualidade psicométrica e, consequentemente, maior utilidade clínica. A atual versão da Escala de Bayley está subdividida em cinco domínios: Cognição, Linguagem (comunicação expressiva e receptiva), Motor (grosso e fino), Social-emocional e Componente adaptativo.

Os três primeiros domínios são observados com a criança em situação de teste e os dois últimos são observados por meio de questionários preenchidos pelos pais ou cuidadores. As escalas são consideradas complementares, tendo cada uma a sua importância na avaliação da criança.

Assim, a Escala Cognitiva determina como a criança pensa, reage e aprende sobre o mundo ao seu redor e está composta de 91 itens; a Escala de Linguagem está subdividida em dois subtipos: Comunicação Receptiva – parte que determina como a criança reorganiza sons e como a criança entende, fala e direciona palavras, composta de 49 itens – e a Comunicação Expressiva – parte que determina como a criança se comunica usando sons, gestos e palavras, composta de 48 itens.

A Escala Motora está subdividida em Escala Motora Grossa e Fina. A Escala Motora Grossa determina como a criança movimenta seu corpo em relação à gravidade, composta de 72 itens, e a Escala Motora Fina determina como a criança usa suas mãos e dedos para fazer algo, composta de 66 itens.
A escala permite também uma avaliação qualitativa do comportamento da criança, ou seja, sua atenção, compreensão das orientações, desempenho frente as tarefas e regulação emocional. Porém, a escala só pode ser aplicada por profissionais especializados e treinados.Trata-se de um instrumento lúdico, flexível, com excelente padrão de validade e confiabilidade, que permite a identificação precoce de problemas ou atrasos no desenvolvimento e sinalizar a necessidade de avaliação mais aprofundada em alguma área específica.

PÚBLICO ALVO

Pediatras, Neuropediatras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicológos, Terapeuta Ocupacional, Nutricionistas e Enfermeiros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Introdução ao desenvolvimento do bebê e da criança de 1 a 42 meses;
– Introdução às escalas de avaliação padronizadas de bebês e crianças pequenas;

-  Introdução à Escala Bayely III;
– Escalas de linguagem;
– Escalas motoras;
– Escalas cognitivas;
– Escalas socioemocionais;
– Escalas de comportamento adaptativo;
– Bayley Screening Test;
– Apresentação de caso clínico;
– Avaliação prática;

- Correção dos resultados;
– Análise quantitativa dos resultados;
– Análise qualitativa dos resultados;

- Elaboração e interpretação de relatórios.

*Atenção programação sujeita à alterações de data sem aviso prévio.

INVESTIMENTO

Pagamento a vista

  • A vista R$2.232,00

10% de desconto para residentes e 20% de desconto para funcionários USP.

COORDENAÇÃO

Ana Paula Magosso Cavaggioni

Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes. Especialista no Método RAMAIN e no Método DIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

LOCAL E HORÁRIO

Cerqueira César

De quinta feira a sábado

Horário: 08:00 as 17:00

Cerqueira César

Auditório CAEPP – Rua Galeno de Almeida, 148 3º andar - Dentro do Hospital Itaci

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário dentro do prazo de vencimento. Caso o boleto não seja pago, a inscrição será automaticamente cancelada sendo necessário realizar uma nova inscrição. Atenção: Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato e/ou reprovação de análise curricular.​ Em caso de cancelamento do curso por quantidade insuficiente de quórum será realizado a devolução de 80% do valor investido ao candidato.

Documentação necessária para inscrição:

  • Cópia do Conselho da Categoria.

  • Cópia do RG e CPF ou Carteira de habilitação.

  • Certificado de Conclusão do Curso de Medicina.

  • Foto 3×4.

  • Comprovante de Endereço.

  • Ex alunos não é necessário;

  • Todos documentos deverão ser digitalizados em um único documento e convertido em PDF e enviado para o e-mail: caepp@caepp.com.br

PARCEIRO 

Localização

Rua Galeno de Almeida, 148 - 3º Andar

Cerqueira Cesar - São Paulo   

CEP: 05410-030

Telefone:

+55 (011) 3082-0087 

zap.png

+55 11 93091-3166

E-mail:

Horário de funcionamento de segunda a sexta das 07:00 as 16:00

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© Copyright 2019     |     CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Criado por: CAEPP