Escala Bayley de Desenvolvimento para Bebês e Crianças - CAEPP - São Paulo

Escala Bayley de Desenvolvimento
para Bebês e 
Crianças

Sobre o curso

O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e previsível, porém complexo e integrado, envolvendo tanto o ambiente socioeconômico cultural no qual a criança está inserida como aspectos biológicos, comportamentais, cognitivos e afetivos da criança. Nos primeiros anos de vida o ser humano adquire habilidades e competências numa velocidade que não é vista em nenhum período da vida, e essas são fundamentais para a aquisição não apenas do controle e dos movimentos, mas também das emoções e relações com o meio e o outro. Inúmeros fatores pré, peri e pós-natais – biológicos, psíquicos e/ou ambientais - são considerados de risco para o desenvolvimento da criança. Sabe-se que lacunas ou falhas no processo de desenvolvimento infantil estão na base de inúmeras dificuldades que podem causar prejuízos ao longo da vida do indivíduo. Apesar da dificuldade em estimar a prevalência do atraso no desenvolvimento infantil, estima-se que cerca de 200 milhões de crianças em todo o mundo, menores de 5 anos, apresentam risco de atraso em seu desenvolvimento. Pesquisas mostram que a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento infantil são aspectos fundamentais na atenção à saúde da criança, pois permite a identificação e compreensão de eventuais atrasos, permitindo o planejamento e a implementação de intervenções precoces efetivas. Assim, é importante o uso de escalas confiáveis, que tenham sua sensibilidade e especificidade comprovada

CAEPP - Cursos de Atualização na área da saúde

24/09/2022

Curso de atualização para pediatras

24 horas

Especialização em pediatria

30 vagas

Pós-graduação para pediatras em São Paulo

EaD

Objetivo do curso Escala Bayley de Desenvolvimento para
Bebês e Crianças

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

  • Indicar os pontos fortes, fracos e as competências do bebê ou da criança para o planejamento adequado de uma intervenção terapêutica e acompanhamento da evolução das intervenções, sendo fundamental para um trabalho consistente em equipe interdisciplinar.

  • Permitir um maior envolvimento dos pais durante a avaliação, o instrumento está alinhado com a legislação norte-americana para educação especial na primeira infância (http://idea.ed.gov/) sendo uma medida válida e confiável acerca das habilidades da criança

Diferenciais

  • As Escalas de Desenvolvimento Infantil de Bayley foram desenvolvidas por Nancy Bayley e colaboradores em 1933 e revisada em 1969. É um meio abrangente de avaliar o desenvolvimento de uma criança em estado particular, após o resultado de mais de 40 anos de pesquisa e prática clínica com crianças pequenas. O teste foi padronizado em uma amostra de 1.262 crianças americanas com idade de dois a 30 meses, divididas em 14 grupos, no ano de 1960 e, apresenta três versões: BSID I publicada em 1969; BSID II publicada em 1983 e a mais atualizada BSID III publicada em 2006. As escalas BSID II estão reconhecidas entre as melhores escalas existentes na área de avaliação do desenvolvimento infantil, fornecendo resultados confiáveis, válidos e precisos do estado de desenvolvimento da criança em teste. Sua utilização como instrumento de pesquisa tem recebido grande suporte da comunidade científica, porém seu elevado custo e treino exigido para correta administração explicam porque sua utilização é quase sempre exclusiva de especialistas que trabalham com crianças pequenas.

Público-Alvo

Pediatras, Neuropediatras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicológos, Terapeuta Ocupacional, Nutricionistas e Enfermeiros.

Programa

Atenção, uma atividade Síncrona dia 24 de Setembro das 08h30 as 11h30 e é obrigatório a participação. As aulas gravadas serão disponibilizadas 30 dias antes da atividade síncrona.

  • Introdução ao desenvolvimento do bebê e da criança de 1 a 42 meses;

  • Introdução às escalas de avaliação padronizadas de bebês e crianças pequenas;

  • Introdução à Escala Bayely III;

  • Escalas de linguagem;

  • Escalas motoras;

  • Escalas cognitivas;

  • Escalas socioemocionais;

  • Escalas de comportamento adaptativo;

  • Bayley Screening Test;

  • Apresentação de caso clínico;

  • Avaliação prática;

  • Correção dos resultados;

  • Análise quantitativa dos resultados;

  • Análise qualitativa dos resultados;

  • Elaboração e interpretação de relatórios.

  • Aulas gravadas terá acesso ilimitado por 60 dias.​

Coordenação

Drª Ana Paula Magosso Cavaggioni

Psicóloga Clínica graduada pela UMESP. Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes. Especialista no Método RAMAIN e no Método DIA-LOG. Participação em grupos de pesquisa sobre desenvolvimento de bebês e intervenção precoce. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde – ABPSA. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em Psicanálise do bebê e da criança, técnicas psicoterápicas, psicossomática, psicoterapia de casal e família – IPPIA – Instituto de Psiquiatria e Psicologia da Infância e adolescência. Diretora Clínica da Clia Psicologia, Saúde & Educação.

Professora Doutora Cíntia Johnston

 

Fisioterapeuta Doutora em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança pela Faculdade de Medicina (FAMED), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pós-doutoranda em Saúde da Criança, Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela ASSOBRAFIR. Profa. Assistente de Pesquisa Clínica em Terapia Intensiva Neonatal/Pediátrica, Departamento de Pediatria, FMUSP. Atua em assistência, ensino e pesquisa científica em Terapia Intensiva Neonatal / Pediátrica e Desenvolvimento infantil.

Investimento

  • 4 x de R$500,00 ou R$ 2.000,00-  Ato da inscrição

  • DESCONTOS DE 20% MÉDICO USP  E PROFISSIONAL NÃO MÉDICO e 15% PARA EX - ALUNO CAEPP

  • Cartão de Crédito, Boleto

Informações Importantes do curso Escala Bayley de
Desenvolvimento para Bebês e Crianças

Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário dentro do prazo de vencimento. Caso o boleto não seja pago, a inscrição será automaticamente cancelada, sendo necessário realizar uma nova inscrição. 

Atenção: Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato. Em caso de cancelamento do curso por quantidade insuficiente de quórum será realizado a devolução de 80% do valor investido ao candidato, devido a retenção de impostos não reembolsáveis. 

Alunos CAEPP ganham 30% de desconto na livraria Editora dos Editores, cupom para desconto CAEPP30. 

 

Documentação necessária para matrícula:

  • Cópia do Conselho da Categoria.

  • Cópia do RG/ RNE (em caso de estrangeiro), CPF ou Carteira de habilitação.

  • Certificado de Conclusão do Curso de Medicina.

  • Comprovante de endereço no máximo dos últimos 03 meses.

  • Ex alunos não é necessário, apenas se houver alteração na relação dos documentos relacionados;

Os documentos deverão ser digitalizados e enviados através do portal do aluno, clique aqui para enviar.