top of page
Especialização Neonatologia - CAEPP - São Paulo

Especialização em Neonatologia

Sobre o curso

O programa do Curso de Especialização em Neonatologia realizado pelo Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria (CAEPP), ministrado por médicos pediatras neonatologistas do Instituto da Criança do HCFMUSP foi elaborado com objetivo de assegurar as principais competências e habilidades necessárias para o atendimento de pacientes recém-nascidos desde a sala de parto às Unidades de Terapia Intensiva.

em breve

450 horas

50 vagas

São Paulo

Objetivo do curso Especialização em Neonatologia

  • Realizar assistência inicial adequada na transição fetal/neonatal, em todos os níveis de complexidade;

  • Coletar as informações precisas e fundamentais, na avaliação clínica, para identificação precoce das condições graves e complexas nos ambientes de Berçários e Unidades de Médio ou Alto risco;

  • Elaborar o raciocínio diagnóstico e realização dos diagnósticos diferenciais diante do RN que necessita cuidados especiais;

  • Indicar os principais métodos diagnósticos e exames subsidiários para o RN;

  • Recomendar terapêuticas adequadas e intervenções baseadas no julgamento clínico e nas mais recentes evidências científicas;

  • Liderar o trabalho em equipe, próprios da multiprofissionalidade assistencial do ambiente de atenção neonatal;

  • Gerenciar conflitos e decisões difíceis em Neonatologia.​

Diferenciais

  • Aulas ministradas por professores e especialistas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP.

  • Utilização de métodos ativos de ensino.

  • Estudo de caso.

  • Ensino aplicado de medicina baseada em evidência.

Público-Alvo

Médicos Neonatologistas que já atuam na área de Pediatria e Neonatologia. Haverá análise curricular como processo de seleção.

Programa

01 - Reanimação Neonatal e Procedimentos em Neonatologia

02 - Medicina Fetal

03 - Distúrbios Respiratórios 

04 - Nutrição do Recém-Nascido pré-termo

05 - Asfixia Perinatal 

06 - Prematuridade

07 - Distúrbios Metabólicos

08 - Ventilação Mecânica pulmonar invasiva e não invasiva

09 - Assistência ao recém-nascido e Icterícia

10 - Distúrbios Neurológicos 

11 - Genética para Neonatologistas

12 - Suporte Hemodinâmico

13 - Distúrbios Hematológicos

14 - Doenças Infecciosas no período Neonatal I 

15 - Doenças Infecciosas no período Neonatal II

16 - Infecções Congênitas

17 - Distúrbios Cardiológicos

18 - Distúrbios Renais no Recém-Nascido

19 - Cuidados Paliativos e Manejo da Dor em Neonatologia

20 - Emergências Cirúrgicas no período Neonatal 

21 - Assistência ambulatorial ao RN de Risco

22 - Monografia

Atenção, programa sujeito a alteração sem aviso prévio. (quórum mínimo para inicio da turma de 40 alunos)

Horário e dias da semana: O curso ocorre uma vez ao mês: Sexta feira das 13:30 as 22:00 horas

Sábado das 08:00 as 17:00 horas

Coordenação

Coordenador Científico: Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho.

Professor Titular Neonatologia/Pediatria em Terapia Intensiva do Departamento de Pediatria da FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1977), Título de Especialista em Terapia Intensiva e Neonatologia, em Nutrição Parenteral e Enteral, Membro da Academia Brasileira de Pediatria.

Investimento

  • Taxa de inscrição: R$ ____ -  (Análise curricular).

  • 25 parcelas de: R$ _____

  • Cartão de Crédito e Boleto​

  • A primeira mensalidade será cobrada apenas no mês de início do curso

Informações Importantes do curso Especialização em
Neonatologia

Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário dentro do prazo de vencimento. Caso o boleto não seja pago, a inscrição será automaticamente cancelada, sendo necessário realizar uma nova inscrição. 

Atenção: Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato e/ou reprovação de análise curricular. Em caso de cancelamento do curso por quantidade insuficiente de quórum, será realizada a devolução de 80% do valor investido ao candidato devido a retenção de impostos não reembolsáveis. Clique aqui para enviar seu currículo. 

Alunos CAEPP ganham 30% de desconto na livraria Editora dos Editores, cupom para desconto CAEPP30. 

 

Documentação necessária para matrícula:

  • Cópia do Conselho da Categoria.

  • Cópia do RG/ RNE (em caso de estrangeiro), CPF ou Carteira de habilitação.

  • Certificado de Conclusão do Curso de Medicina.

  • Comprovante de endereço no máximo dos últimos 03 meses.

  • Ex alunos não é necessário, apenas se houver alteração na relação dos documentos relacionados;

Os documentos deverão ser digitalizados e enviados através do portal do aluno, clique aqui para enviar.

bottom of page