Sobre o curso
O curso é voltado para médicos interessados no tema Alergia Alimentar ministrado por profissionais experientes e atualizados sobre os diferentes aspectos da doença, visa aprimorar o conhecimento do profissional através de fundamentos teóricos e práticos da área, a fim de atualizá-lo, promovendo uma melhor qualidade dos serviços médicos prestados, será abordado diagnóstico e o tratamento de patologias da área, assim como a interpretação de exames específicos da especialidade.
A definir
8 horas
200 vagas
EaD
Objetivo do curso Fórum de Alergia Alimentar na Criança e no
Adolescente do Instituto da Criança
Aprofundar os conhecimentos sobre alimentação a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para o impacto na vida do paciente; Promover ações de prevenção e tratamento no paciente com problemas de alergias e intolerâncias alimentares;
Favorecer a formação crítica e criativa, destacando seu papel profissional.
Diferenciais
-
Curso voltado para o atendimento da criança e do adolescente com a participação de profissionais do Instituto da Criança e de outros centros de referência. Abertura para perguntas e respostas, a fim de sanar dúvidas, estação de aula prática.
Público-Alvo
Pediatras, Alergistas e Nutricionistas.
Programa
Alergia alimentar: o alergista em ação as estratégias para o diagnóstico adequado e a melhor escolha terapêutica, os riscos e os avanços.
03 de Outubro de 2020 – AO VIVO
-
8:30 – 08:45 - Como os métodos diagnósticos podem me ajudar na alergia a amendoim &, castanhas, E as frutas (15’) – Dra. Bruna Aquilante0
-
08:45 – 09:00 - Como os métodos diagnósticos podem me ajudar na alergia a camarão e peixe? novos alérgenos - Dra. Mariele Morandin Lopes (15’)
-
09:00 – 09:15 - O uso dos métodos diagnósticos para a reintrodução de leite e ovo e em suas diversas formas - Dra. Mayra Dorna (15’)
-
09:15 – 09:30 - Qual o tamanho do cuidado na restrição alimentar? a orientação personalizada - Nutricionista Glauce Hirome Yonamine (15’)
-
09:30 – 09:45 - Alergia alimentar & DA, afinal qual a relação? Dra. Ana Paula Moschione Castro (15’)
-
09:45 – 10:00 - Elegendo o paciente para dessensibilização: como escolher? - Dra. Ariana Yang (15’)
-
10:30 – 10:45 - Intervalo
-
10:45– 12:15 - Os desafios do gastroenterologista: os múltiplos sintomas que nem sempre são alergia alimentar. os riscos do super e subdiagnóstico:
-
10:45 – 11:00 -Quando sangue nas fezes não é alergia alimentar? como proceder - Dr. Gabriel Nuncio Benevides (15’)
-
11:00 – 11:15 - quais os desafios do diagnóstico da EoE? - Dra. Mariana Deboni (15’)
-
11:15 – 11:30 - omo proceder a reintrodução na alergia não IgE mediada - Dra. Raquel Bicudo Mendonça (15’)
-
11:30 – 11:45 - tratamento de EoE é para sempre? Dra. Ana Paula M Castro (15’)
-
12:15 – 12:30 - Intervalo
-
12:30 – 13:45 - O que caminha com a alergia alimentar? O microbioma, novos prebioticos (HMOs) os riscos nutricionais, as dificuldades alimentares:
-
12:30 – 12:45 - Dificuldades alimentares em AA - Dra. Denise Lellis (15’)
-
12:45 – 13:00 - Micro bioma e as possíveis interferências de pre e probióticos na alergia alimentar - Dr. Gabriel Nuncio Benevides (15’)
-
13:00 – 13:15 - Além da alergia alimentar: os conceitos de FODMAps, intolerâncias
-
13:15 – 13:30 - Nutrir quem não quer comer, como proceder - Glauce Hirome Yonamine (15’)
-
13:45 – 14:45 - Almoço
-
14:45 – 18:00 - Estação prática
-
A. Anafilaxia: dificuldades no diagnóstico e na aquisição dos diversos dispositivos. Temos que saber como prescrever e quando utilizar. Dr. Beni Morgenstern, e Dra. Rejane Rimazza
-
B. Fórmulas em alergia alimentar, quem são e como utilizar. As bebidas que podem e as que não devem ser utilizadas. Seu papel na introdução alimentar. Dra. Ana Paula M Castro e Glauce Hirome Yonamine
-
C. Intolerância a lactose vamos tirar as duvidas
Dra Marcela Seoane -
D. Testes de provocação oral: bom para diagnóstico, bom para tolerância, mas como podemos realiza-lo na pratica.
Dra. Bruna Aquilante e Dra. Martina Cattaccini e Pryscilla Ferreira Coutinho
Aulas gravadas com acesso ilimitado por 30 dias
-
Desafios na Alergia Alimentar. Os caminhos para o melhor cuidado dos nossos pacientes – Dr. Pastorino
-
A dificuldade em nomear as alergias não IgE mediadas (os sintomas e o diagnóstico) – Dr. Ricardo Toma
-
Nutrição em alergia alimentar estado da arte - Dra. Roseli Sarni
Atenção, o evento será transmitido ao vivo das 08h00 as 18h00 e não ficará gravado, é obrigatório a participação ao vivo
Investimento
-
Taxa única de R$420,00 no ato da inscrição
Coordenação
Doutora Ana Paula Beltran Moschione Castro
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (1990) e mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Médica Assistentes da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança - HC Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Alergia e Imunologia com destaque a dermatite atópia e alergia alimentar).
Doutor Antonio Carlos Pastorino
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1981), Mestre em Ciências (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutorado em Ciências (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Assistente Doutor e Chefe da Unidade de Alergia e Imunologia do Depto de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. Revisor das seguintes revistas - Clinicas (São Paulo), - Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia e Revista Paulista de Pediatria . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Alergia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criança,adolescente, asma, imunodeficiências e alergias.
Doutora Ariana Campos Yang
Ariana campos yang concluiu a graduação em medicina pela faculdade de ciências medicas de santos em 1998. Atualmente e médica assistente do hospital das clinicas da faculdade de medicina da USP, responsável pelos ambulatórios de alergia alimentar e dermatite atópica. Publicou 5 artigos em periódicos especializados. Possui 12 capítulos de livros publicados. Participou de 2 evento no exterior e 16 no brasil. Atua na área de medicina, com ênfase em alergologia e imunologia clinica. Em suas atividades profissionais interagiu com 5 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: imunologia, alergia, alergia alimentar e dermatite atópica.
Doutora Bruna Pultrini Aquilante
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007-2012) Residência Médica em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013-2015) Residência em Alergia e Imunologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015-2017) Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2015) Título de Especialista em Alergia e Imunologia Clínica pela ASBAI (2017).
Doutora Mariana Deboni
Médica Assistente do Setor de Gastroenterologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde setembro de 2010, Médica Assistente do setor de Emergência Pediátrica do Hospital Sírio Libanês- SP desde maio de 2012, Coordenadora Clínica do Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital SAMCI-RJ, de janeiro de 2009 a janeiro de 2010.
Doutor Ricardo Katsuya Toma
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1993). Atualmente é medico da assistente da Unidade de Gastroenterologia Pediátrica do Instituto da Criança HC/USP. Situa principalmente nos seguintes temas: Motilidade Intestinal, Alergia alimentar , translocação bacteriana e microbiota intestinal.
Informações Importantes do curso Fórum de Alergia
Alimentar na Criança e no Adolescente do Instituto da
Criança
Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário dentro do prazo de vencimento. Caso o boleto não seja pago, a inscrição será automaticamente cancelada, sendo necessário realizar uma nova inscrição.
Atenção: Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato. Em caso de cancelamento do curso por quantidade insuficiente de quórum será realizado a devolução de 80% do valor investido ao candidato, devido a retenção de impostos não reembolsáveis.
Alunos CAEPP ganham 30% de desconto na livraria Editora dos Editores, cupom para desconto CAEPP30.