top of page
Foto do escritorAtendimento Online

Alergia alimentar: curso será baseado em casos clínicos do Instituto da Criança do HCFMUSP

Atualizado: 8 de mai. de 2021

O CAEPP – Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria e o Instituto da Criança do HCFMUSP promovem o Curso de Atualização em Alergia Alimentar que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro de 2018.

O curso conta com a coordenação do Dr. Antonio Carlos Pastorino, Chefe da Unidade de Alergia e Imunologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, e Dra. Ana Paula Moschioni Castro, médica da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP.

“A ideia do nosso curso é apresentar aos participantes os mais relevantes temas com viés no diagnóstico assertivo, bem como no tratamento que promova melhor qualidade de vida aos pacientes com alergia alimentar, sempre baseados em casos clínicos que vivenciamos no nosso dia a dia”, explica Dra. Ana Paula Moschione.

O curso foi desenhado com base em aulas clássicas e discussão de casos que incluam os fundamentos nestas duas áreas, com duração de 12 horas. O Dr. Antonio Carlos diz que “a ideia de trazer para a prática casos clínicos do dia a dia é estimular os próprios participantes apresentarem seus casos, pois dessa forma, promoveremos uma discussão rica que realmente contribua em levar aos outros centros nossas experiências”.

A Alergia Alimentar é uma reação adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. Ou seja: resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos. Segundo a Dra. Ana Paula, o diagnóstico preciso é fundamental para garantir à criança melhor qualidade de vida.

Entre os temas que serão apresentados, teremos os conceitos importantes em alergia alimentar, métodos diagnósticos de AA, os principais alimentos que podem causar alergias, os aspectos nutricionais de alergia alimentar, tratamentos e outros temas fundamentais. “Consideramos muito importante apresentar nossos trabalhos e resultados aos participantes. A troca de experiências e discussão de pontos relevantes são fundamentais para que possamos, juntos, melhorar a qualidade da nossa prática, bem como a qualidade de vida dos nossos pacientes”, diz o Dr. Antônio Carlos.

Acesse aqui e veja a programação completa do nosso curso.





84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page