Curso Atualização em Ventilação Mecânica em Neonatologia e Pediatria
top of page

Curso Atualização (teórico e prático) em Ventilação Mecânica em Neonatologia e Pediatria

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Na última sexta-feira dia 04 de outubro de 2019, aconteceu o Curso Atualização (teórico e prático) em Ventilação Mecânica em Neonatologia e Pediatria, a coordenadora do Curso Prof.ª Dr.ª Cíntia Johnston nos deu uma entrevista inédita confira!

“Além do conhecimento teórico com base em evidências científicas e na experiência de mais de 20 anos dos professores em terapia intensiva neonatal e pediátrica, em emergências pediátricas e em sala de parto, é possível nesse curso que sejam treinadas as habilidades. Elo importante, pois se sabe que em educação em saúde é fundamental a inter-relação entre “teoria com habilidades práticas”. Desta forma, este Curso possibilita a atualização com base em evidências científicas e nas experiências clínicas dos professores facilitadores, permitindo assim, que os participantes executem algumas das intervenções ou ajustes da ventilação mecânica nas doenças/fisiopatologias mais frequentes na faixa etária neonatal e pediátrica, como por exemplo: são abordados métodos não invasivos e invasivos de suporte ventilatório, na faixa etária neonatal e pediátrica, nas doenças respiratórias mistas/restritivas/obstrutivas, no pós-operatório cardíaco, nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas (asma, mucoviscidose, DBP), nas doenças neuromusculares, entre outras doenças e situações clínicas. Também são abordados neste Curso os conhecimentos teóricos e práticos quanto a tosse mecanicamente assistida, necessidade em incremento devido ao aumento dos pacientes crônicos em terapia intensiva pediátrica decorrente do aumento da sobrevida.

Outro ponto forte deste Curso relaciona-se a questão da monitoração dos volumes pulmonares por meio da tomografia por impedância elétrica (TIE), instrumento de grande valia a beira do leito e em crescente uso nas UTI do Brasil. Esta possibilita avaliar a ventilação pulmonar de forma dinâmica, sem radiação e de forma não invasiva. Outros instrumentos, tais como a monitoração da oximetria de pulso, capnografia volumétrica e oxigenação tecidual regional, também são abordados durante o Curso.

O Professor Prof. Dr. Werther Brunow de Carvalho aborda também os cuidados e o suporte ventilatório do recém-nascido na primeira hora de vida (Golden hour), que é um ponto determinante da evolução clínica dos recém-nascidos.

“Do ponto de vista assistencial prático, o Curso é voltado para fisioterapeutas e médicos pediatras que trabalham nas áreas de emergências, sala de parto, UTI pediatria, UTI neonatal e UTI mistas, voltadas ao perfil do paciente pediátrico e neonatal. Por meio das estações práticas, os facilitadores possibilitam abordagens desde ligar e calibrar um aparelho de ventilação mecânica até chegar a instituição dos parâmetros iniciais, seguido de discussão mais complexas com base em casos clínicos reais.

Inscreva-se para próxima edição do curso clique aqui!



164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page