Curso Escala Bayley de desenvolvimento para bebês e crianças
top of page

Curso Escala Bayley de desenvolvimento para bebês e crianças (Incluindo Bayley-III Screening Test)

Atualizado: 2 de mai. de 2021

No último Sábado dia 30 de novembro de 2019, aconteceu o Curso Escala Bayley de desenvolvimento para bebês e crianças (Incluindo Bayley-III Screening Test), a coordenadora do Curso Prof.ª Ana Paula Magosso Cavaggioni nos deu uma entrevista inédita confira!

“É fundamental a promoção de cursos como este em função da premente necessidade de atuar na prevenção primária de patologias da infância que provocam prejuízos até a vida adulta. Para isso é necessário que os profissionais compreendam os variados aspectos do desenvolvimento infantil, e se apropriem de instrumentos, como a Escala Bayley III, que permitam a identificação a tempo de atrasos e sinais de risco para o desenvolvimento e, consequentemente, a intervenção precoce. A literatura é clara quando indica que as intervenções realizadas antes dos 2 anos de idade são as que possuem melhor prognostico.

A escala Bayley III é considerada padrão ouro, internacionalmente, e amplamente utilizada em clinica e pesquisa, e permite não apenas avaliar o desenvolvimento de crianças de 15 dias a 42 meses de idade, mas oferece parâmetros para elaboração da intervenção e acompanhamento de sua efetividade. Ela oferece uma visão global do desenvolvimento, abarcando os domínios cognitivo, de linguagem (receptiva e expressiva), motor (fino e grosso), comportamento adaptativo e socioemocional. E, mais do que simplesmente avaliar essas áreas independentemente, permite comparar os resultados de cada domínio e verificar discrepâncias significativas entre eles. Assim, é possível observar padrões de desenvolvimento incomuns mesmo em crianças cujos resultados se encontrem dentro da média esperada para sua faixa etária, permitindo ao profissional traçar um projeto terapêutico mais eficaz.

Profissionais da atenção primária à primeira infância precisam ter acesso a este tipo de escala, pois no Brasil não temos a cultura da puericultura integral (ou interdisciplinar). São os pediatras que têm a possibilidade de identificar precocemente os sinais de atraso e/risco de desenvolvimento e encaminhar precocemente, e com embasamento, para as intervenções adequadas. Para isso, a Escala Bayley III disponibiliza um teste de triagem de rápida aplicação, muito útil para uso em hospitais, consultórios e ambulatórios. Atualmente, uma das maiores dificuldades enfrentadas é o encaminhamento tardio das crianças para as intervenções especializadas, inclusive daquelas com fatores de risco conhecidos. Por este motivo, a disseminação de escalas confiáveis que permitam acompanhar o desenvolvimento infantil entre os profissionais da área da saúde que lidam com crianças pequenas é essencial!"

Interessados em se inscrever para Próxima turma, entre para lista de espera clique aqui!


129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page