Curso Master Class Cuidados Paliativos Pediátricos
top of page

Curso Master Class Cuidados Paliativos Pediátricos

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Na Quarta-Feira dia 04 de setembro de 2019, O CAEPP em parceria com o Instituto da Criança realizou o Curso Master Class Cuidados Paliativos Pediátricos, uma das coordenadoras do curso a Doutora Silvia Maria de Macedo Barbosa, abordou sobre a importância de os profissionais de saúde ter conhecimento sobre os Cuidados Paliativos Pediátrico, confira!

“A questão de se fazer o Master Class em Pediatria decorre do motivo de que há poucos locais que abordam esse tipo de cuidado na faixa etária pediátrica. Há uma diferença da abordagem em relação aos paliativos dos adultos por exemplo quando começamos a falar de sofrimento, de doenças limitantes de vida e em questões de comunicação em Pediatria. Os cuidados paliativos em pediatria tratam não só de fim de vida, trata do acompanhamento da vida da criança, e esse acompanhamento pode ser por um longo período.

Todo paciente terminal em pediatria é paliativo, mas nem todo paliativo pediátrico é terminal. Essa colocação é muito importante por que existe um mito que, o cuidado paliativo implica no fim da vida, o cuidado paliativo é qualidade de vida. Tentamos mostrar no curso como é possível cuidar do paciente, tratando os sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais. A criança merece ser bem tratada, no que tange a todos os seus sintomas. O cuidado é para o paciente e para a sua família.

Somos uma unidade de dor e cuidados paliativos e por isso fazemos ofertamos o curso com o propósito de disseminar o conhecimento para que os profissionais da saúde possam oferecer a seus pacientes qualidade de vida. A cada ano, o curso possui um foco de abordagem sendo um ano dor, outro ano cuidados paliativos, esse ano abordamos cuidados paliativos, porque conseguimos trazer material atualizado para quem está na área ficar Up To Date. Temos o propósito de trazer no que tange a pediatria porque é um tema pouco abordado na pediatria.

O curso ajuda a dar melhor entendimento sobre como lidar com questões difíceis, como fazer a comunicação de uma má noticia, ajudar no planejamento terapêutico, a pensar farmacologicamente a melhor forma de lidar com os sintomas, a abortar o sofrimento físico, psíquico, social e espiritual, instrumentaliza o profissional. ”

Fique atento para a próxima turma que ocorrerá em 2020, assine nosso newsletter e fique por dentro !!


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page