Dr. Benito Lourenço fala sobre puberdade precoce na TV Cultura
top of page

Dr. Benito Lourenço fala sobre puberdade precoce na TV Cultura

Atualizado: 27 de abr. de 2021

Dr. Benito Lourenço, coordenador e docente dos cursos do CAEPP – Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria, falou sobre “Puberdade Precoce”, no programa Panorama da TV Cultura. Na ocasião, o médico esclareceu aos telespectadores, entre outros conceitos, sobre os primeiros sinais da puberdade. “Na menina, o primeiro sinal, que é notado por médicos, pais e até mesmo por ela, é o surgimento do peito. Já no menino, esse sinal é mais difícil de ser notado, que é o crescimento dos testículos”, esclareceu.

Após essa conceituação, a apresentadora questiona sobre o surgimento precoce desses sinais e se o fato tem sido mais corriqueiro na atualidade. Dr. Benito diz que é importante destacar que “o conceito de puberdade precoce é numérico: oito anos, nove  anos. Precisamos entender que a puberdade é um fenômeno biológico. E como um fenômeno não tem uma data certa. Tem um intervalo, que tem um deslocamento para antes e um deslocamento para depois. O sujeito sai de um ponto A, que é criança, e vai para um ponto B, que é o corpo adulto. Há pessoas que percorrem um caminho mais rápido e há os que seguem um caminho mais lento e ambos estão dentro do processo normal. O que consideramos preocupante são os indivíduos que estão muito distantes desses dois caminhos. No caso de hoje, vamos falar sobre os que estão distantes do que consideramos o caminho mais rápido, ou seja, quando os sinais surgem antes dessa definição de 8 /9 anos”.

Dr. Benito Lourenço é coordenador científico e docente do Curso de Atualização em Medicina do Adolescente que tratará sobre esse e outros assuntos do atendimento a essa faixa etária com início de uma nova turma em 24 de agosto. Acesse aqui para mais informações e inscrições!

Assista:


à participação do médico no Programa Panorama (TV Cultura)

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page