• CAEPP

Dr. Benito Lourenço fala sobre gravidez na adolescência no Bom Dia Brasil. Confira!

No dia (05.03), foi ao ar no jornal Bom Dia Brasil da TV Globo, a reportagem “Brasil tem a maior taxa de adolescentes grávidas da América Latina”. O entrevistado  foi o médico hebiatra Dr. Benito Lourenço, coordenador do Curso de Atualização de Medicina do Adolescente, promovido pelo CAEPP – Centro de Apoio ao Ensino de Pesquisa em Pediatria em parceria com o Instituto da Criança do HCFMUSP.

A reportagem alerta para um dado preocupante: segundo o relatório das Organização das Nações Unidas (ONU), a cada mil meninas de 15 a 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e levaram adiante a gravidez, mais do que a média da América Latina estimada em 65,5. No mundo a média é de 46 para cada mil adolescentes.

É certo que o número de adolescentes grávidas em nosso país vem diminuído a cada ano. Porém, a queda é muito lenta. O Banco Mundial projeta que, se nada for feito, em dois anos, a taxa de adolescentes grávidas em nosso país será maior do que em países africanos. Para Dr. Benito, além de seguir as recomendações da ONU de se desenvolver programas voltados para jovens de baixa renda e aumentar a distribuição de anticoncepcionais, é necessária a abertura para conversas francas com os adolescentes. “Não se trata apenas de uma questão técnica, mas é preciso abrir espaço de discussão, rodas de conversa, grupos de salas de espera, grupos para adolescentes que não ficam apenas dando aulas de DSTs, ou o que gravidez, mas pensar junto com os adolescentes que caminhos eles mesmos podem ter para se proteger para que não tenhamos índices tão altos de gravidez nessa faixa etária”. Uma nova turma para o Curso de Atualização em Medicina do Adolescente está sendo formada para ter início em 24 de agosto. Clique aqui e confira! Aproveite para garantir a sua vaga!


Institucional

Cursos

Localização

Redes Sociais

Rua Galeno de Almeida, 148 - 3º Andar

Cerqueira Cesar - São Paulo   

CEP: 05410-030

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© Copyright 2019     |     CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Criado por: CAEPP