Oficina Ultrassom Point Of-Care do CAEPP oferece situações realísticas em US
top of page

Oficina Ultrassom Point Of-Care do CAEPP oferece situações realísticas em US ao aluno

Atualizado: 29 de abr. de 2021


CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Oficina Ultrassom Point Of-Care do CAEPP oferece situações realísticas em US ao aluno

Curso de Oficina de Ultrassom Point-of-Care oferecido pelo CAEPP – Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria do Instituto da Criança do HCFMUSP possibilita ao aluno a realização do exame em pacientes em situações reais. Durante o aprendizado, o participante realizará no mínimo 20 exames, incluindo ao menos dois positivos de cada tipo, além de discutir com o supervisor na parte teórica oito artigos relacionados ao tema, com o objetivo de aprofundamento no assunto e desenvolvimento de senso crítico. O curso também inclui discussão de casos clínicos.

A coordenadora do curso, Dra. Marcela Preto Zamperlini, explica que “se trata de um curso eminentemente prático para treinar o profissional para essa nova modalidade de ultrassom, que é um procedimento que pode ser feito pelo próprio médico que está cuidando do paciente, como extensão do exame físico. Ou seja, no momento da realização do exame clínico, o profissional acrescenta algumas avaliações ultrassonográficas dos órgãos, melhorando significativamente a acurácia”

As mais importantes utilizações práticas do US point-of-care incluem: avaliação funcional do coração, básica e avançada; avaliação da volemia; acesso vascular guiado; procedimentos; trauma; avaliação de tecidos moles, entre outros. Também é importante na avaliação hemodinâmica da criança em choque séptico. “Com o uso do US Point-of-Care várias etapas do processo diagnóstico podem ser eliminadas e com menos intervenção invasiva e, com isso, iniciar o tratamento em menos tempo”, explica a médica.

O curso é voltado para médicos pediatras, clínicos e cirurgiões interessados em desenvolver habilidades em ultrassonografia point-of-care. Saiba mais.

247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page