Os Desafios da Clínica do Adolescente

A adolescência é uma etapa da vida desafiadora e complexa por envolver muitas mudanças, tanto físicas como comportamentais. Dra. Lígia Bruni Queiroz, hebiatra do HCFMUSP, explica que a adolescência é uma fase na qual o indivíduo passa por transformações que o leva a questionar seu modo de ser, agir e pensar nesse novo período da vida. Os desafios do atendimento ao paciente nessa faixa etária dizem respeito tanto às essas questões, como também decorre do fato das mudanças de seu papel na sociedade. “O adolescente moderno não depende mais dos pais e ganham, progressivamente, autonomia. Sendo assim, o grupo passa ser uma referência e, obviamente, com situações de riscos, que podem colocar a sua saúde em risco”, diz.

Para a médica, o desafio do pediatra é se aproximar desse adolescente, fazer um vínculo e poder entender como ele está na vida, em relação a esses aspectos, com o seu corpo, com os seus grupos, com a família e com as expectativas impostas pela sociedade. “A saúde do adolescente é muito ampla, envolvendo questões clínicas, preventivas e comportamentais, ninguém melhor do que o profissional pediatra, em teoria, para acompanhar esse sujeito em desenvolvimento”, diz.

Recentemente, a profissional apresentou a aula “Aspectos preventivos da consulta do adolescente: rastreamentos e intervenções precoces”, no 40º Projeto Gêmeos em Pediatra, que ocorreu no início de junho de 2018. “É muito importante falar com os pediatras sobre a clínica do adolescente, porque o profissional se sente muito à vontade em atender bebês e crianças pequenas, e é preciso entender que a técnica com o adolescente é diferente”, reforça.

Dra. Lígia esclarece que as questões colocadas pelo adolescente vão impor ao pediatra mudanças em sua forma de atendimento. “É preciso readequar a forma de atendimento, inclusive mudar a disposição de consultório imobiliário e criar um espaço privativo para consulta, para que esse paciente se sinta acolhido e, acima de tudo, é fundamental criar empatia com as questões presentes nessa faixa etária, como sexualidade e identidade de gênero, distúrbios alimentares e questões de relacionamento com ele e com o mundo, entre as questões de saúde desse indivíduo que não é mais criança”.

A profissional, ao lado dos mais importantes hebiatras do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, ministrará aulas no Curso de Atualização em Medicina do Adolescente, realizado pelo CAEPP em parceira com o Instituto da Criança. O curso, coordenado pelo Dr. Benito Lourenço, contempla oito módulos. Uma nova turma está sendo formada com início das aulas em 22 de março de 2019. Acesse agora a nossa página de cursos e garanta a sua vaga!


Institucional

Cursos

Localização

Redes Sociais

Rua Galeno de Almeida, 148 - 3º Andar

Cerqueira Cesar - São Paulo   

CEP: 05410-030

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© Copyright 2019     |     CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Criado por: CAEPP