Volume 1 da Coleção Ventilação Pulmonar Mecânica
top of page

Professor Dr. Werther Brunow de Carvalho lança Volume 1 da Coleção Ventilação Pulmonar Mecânica

Atualizado: 8 de mai. de 2021


CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Professor Dr. Werther Brunow de Carvalho lança Volume 1 da Coleção Ventilação Pulmonar Mecânica

Em agosto de 2018, o Professor Dr. Werther Brunow de Carvalho, professor titular em Terapia Intensiva Neonatologia e Pediatra do Instituto da Criança do HC-FMUSP, lançou a obra “Ventilação Pulmonar Mecânica em Neonatologia e Pediatria”, pela Editora dos Editores. O livro, com 424 páginas, é o primeiro volume da Coleção e foi escrito exclusivamente pelo médico.

O seu conteúdo apresenta temas de grande relevância sobre o assunto e conceitos e práticas atualizadas sobre o uso da ventilação mecânica do recém-nascido à criança, o que possibilita uma assistência integral ao paciente neonato e pediátrico.

“Há muitos anos, eu vinha refletindo sobre escrever um livro sobre o tema. Em nenhum momento houve hesitação, mas falta de tempo. Porém, o entusiasmo foi crescente e, devido aos grandes avanços ocorridos na área, fez-se necessário ter uma obra com experiência didática e com o aprendizado em simulação realística adquiridos”, disse o Professor.

O autor acrescenta que o objetivo em redigir a obra foi sempre o de fornecer o melhor entendimento possível em relação à ventilação pulmonar mecânica na criança e recém-nascido criticamente enfermo, ajudando, assim, a melhorar à assistência a esse paciente. “O desenvolvimento nessa área é contínuo, de tal maneira que há uma alteração também relacionada aos conceitos, teorias e práticas da VM em todas as faixas etárias. Para tanto, é sempre necessário o conhecimento e educação relacionados à ventilação pulmonar mecânica, abrangendo o médico, o fisioterapeuta e o enfermeiro, que vão utilizar essa tecnologia fornecendo o suporte de vida, objetivando melhorar a evolução clínica do paciente”.

O resultado é uma obra de 20 capítulos, pedagogicamente padronizados, com o intuito de facilitar a leitura e a consulta dos profissionais e estudantes durante o atendimento ao paciente. “Sinto-me recompensado em publicar essa obra, que teve a colaboração inestimável de várias pessoas durante o meu exercício acadêmico e profissional”, disse o autor.

O Professor Dr. Werther Brunow de Carvalho é coordenador científico dos cursos oferecidos pelo CAEPP em parceria com o Instituto da Criança do HC-FMUSP.

Informações sobre o livro, acesse

CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Professor Dr. Werther Brunow de Carvalho lança Volume 1 da Coleção Ventilação Pulmonar Mecânica

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page