PROJETO GÊMEOS EM NEONATOLOGIA REÚNE PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL

De 19 a 21 de junho desse ano, o CAEPP – Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria, em parceria com o Instituto da Criança do HCFMUSP, promoveu a terceira edição do Projeto Gêmeos em Neonatologia.

“O evento foi muito importante por ter abordado os aspectos mais relevantes na assistência ao paciente recém-nascido que necessita de cuidados específicos e, algumas vezes, de alta complexidade. Além disso, foi um importante espaço que permitiu uma ampla discussão entre os profissionais dedicados à neonatologia presentes, com os professores da casa. Importante também porque possibilitou conhecermos o que as outras unidades vêm fazendo em prol desse paciente”, disse a Professora Dra. Cléa Rodrigues Leone, uma das coordenadoras do Projeto Gêmeos em Neonatologia.

Na abertura do encontro, que ocorreu no dia 19 de abril, o Professor Dr. Werther Brunow de Carvalho, Professor Titular Terapia Intensiva - Neonatologia do Instituto da Criança do HCFMUSP e coordenador científico do CAEPP, comemorou mais uma edição do evento e destacou o crescimento e os avanços da especialidade. “Percebemos que a busca por cursos em neonatologia tem crescido muito nos últimos anos. Com certeza é uma das áreas da medicina que apresenta grandes avanços na assistência e, portanto, gerado significativo interesse dos profissionais. Esse evento é um exemplo dessa procura. O CAEPP, em parceria com o Instituto da Criança, conta com uma agenda de cursos bem preparada para atender todas as demandas do profissional pediatra e neonatologistas, com aulas ministradas por professores da casa”.

Mais de 200 pessoas vindas de todo Brasil participaram das aulas ministradas pelos professores da casa. Mariane Toledo, do Vale do Paraíba, disse que ao se inscrever o que mais chamou a sua atenção foram os temas apresentados, por serem atuais. “Estou muito satisfeita com a maneira como os temas estão sendo discutidos nesse evento, de forma prática com discussão de casos. É muito diferente de uma participação em um Congresso, onde são apresentados, muitas vezes, temáticas um pouco fora da nossa realidade do dia a dia. As condutas apresentadas pelos palestrantes são extremamente realísticas e conseguimos nos identificar com cada apresentação e, assim, levarmos para o nosso dia a dia”, disse.

Dra. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, coordenadora do Projeto Gêmeos, também ficou bastante satisfeita com a grande procura pelo evento e pela presença de profissionais vindos de várias localidades do nosso país. “O nosso público merece um destaque nessa edição. Contamos com a presença de profissionais de vários estados, porém, o mais importante foi notar que são profissionais neonatologistas que atuam na linha de frente, muito interessados em atualização das temáticas e no que o nosso Instituto vem fazendo. Portanto, foi fundamental esse evento para promovermos uma ampla discussão com diferentes realidades, um dos nossos principais objetivos com a realização desse encontro”, afirmou.

Renata Rodrigues Bizarri, de São José do Rio Preto, participou do Projeto Gêmeos em Neonatologia pela primeira vez e foi incentivada a se inscrever após participar do encontro de Cuidados Paliativos, também promovido pelo CAEPP, e ficou bastante impressionada com as aulas e professores e com a organização do evento. “Sem dúvida, ao me inscrever, o que me chamou a atenção foram os temas e os professores que ministrariam as aulas, todos conhecidos por nós profissionais pelas suas contribuições científicas e acadêmicas. Mas não posso negar, que ao assistir as aulas, todos as minhas expectativas foram superadas. Excelentes apresentações com possibilidade de interagirmos diretamente com o professor.

A Professora Dra. Clea Rodrigues Leone destaca também a participação de profissionais de diferentes áreas da Neonatologia do Instituto da Criança. “Foi muito importante contar com esses profissionais da casa em nosso evento, o que possibilitou a apresentarmos o que estamos fazendo e destacarmos o importante papel dos mais jovens que devem ter como objetivo dar continuidade às pesquisas clínicas e à assistência de qualidade aos nossos pacientes”.

Sem dúvidas, a temática, como foi apresentada, e os seus professores foram os grandes destaques para os participantes que avaliaram o evento como de alto teor cientifico e um excelente espaço para discussão com os mais importantes professores do nosso pais. Uma próxima edição foi já cobrada pelos participantes. “Nós, coordenadores, estamos muito contentes em perceber que a área de neonatologia tem sido cada vez mais procurada não só por neonatologistas, mas por profissionais de outras especialidades. Já estamos pensando em uma nova edição e em breve anunciaremos”, finalizou a Professora Dra. Maria Esther Jurfest Rivero Ceccon, coordenadora do Projeto Gêmeos em Neonatologia e membro da diretoria do CAEPP.








Institucional

Cursos

Localização

Redes Sociais

Rua Galeno de Almeida, 148 - 3º Andar

Cerqueira Cesar - São Paulo   

CEP: 05410-030

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© Copyright 2019     |     CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Criado por: CAEPP