• CAEPP

Uma vida dedicada à evolução da medicina

A trajetória profissional do Professor Dr. Uenis Tannuri está diretamente ligada à da Faculdade de Medicina da USP, da qual foi aluno e, em 1970, eleito o melhor do curso, quando estava no sexto e último ano. Após a conclusão do curso de Medicina, cursou dois anos de Residência em Cirurgia Geral, fez o terceiro ano de residência em Cirurgia Pediátrica no Hospital das Clínicas da FMUSP e, em 1977, defendeu sua dissertação de mestrado pelo Departamento de Cirurgia da FMUSP. Três anos depois, defendeu a tese de doutorado e em 1983 a de livre-docência.

Em fevereiro de 2009, passou a ocupar o cargo de Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático do Departamento de Pediatria da FMUSP, além de ser chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e Chefe do Laboratório de Cirurgia Pediátrica da FMUSP. “Sempre cursei escola pública e sinto-me na obrigação de devolver para a sociedade tudo aquilo que investiram em mim”, disse o Professor em entrevista ao CAEPP.

O professor é um dos maiores especialistas em cirurgia infantil do país e realiza mais de 500 cirurgias ao ano, grande parte delas de grande complexidade. Há mais de 20 anos dedica-se ao transplante hepático em crianças, tendo realizado mais de 450 intervenções nessa área. Uma outra especialidade do Professor Tannuri é a cirurgia de separação de gêmeos monozigóticos.

Conhecido por todos por contribuir fortemente com a evolução da medicina e por sua preocupação com a realização de um bom trabalho e no comprometido com o conhecimento que é transmitido aos seus alunos, recomenda sempre a esses que: “Trate o seu paciente como você gostaria de ser tratado, pois não há nada mais realizador para um médico do que ver uma criança recuperar sua saúde, isso nos fascina todos os dias”.

Professor Tannuri também reforça a importância da constante atualização do profissional. “A medicina é uma ciência em movimento, portanto é fundamental que os profissionais participem de cursos de atualização, extensão e outros constantemente. O CAEPP, ao logo dos seus 40 anos, tem contribuído com a formação dos profissionais pediatras com conteúdo atual, ministrado pelos mais importantes nomes da pediatria clínica e cirúrgica”, ressaltou.

Professor Tannuri também é muito crítico em relação à institucionalização da saúde dizendo que “a competência de um médico é inversamente proporcional ao número de exames que ele pede ao paciente. Por isso, olhe o paciente como um todo. Atualize-se sempre para levar aos seus pacientes o melhor com o mínimo de sofrimento possível”, finalizou.

Já estão abertas as inscrições para o curso de Especialização e Pediatria Clínica, onde o professor Uenis Tannuri é o coordenador do módulo de Cirurgia Infantil. Para mais informações acesse aqui.









Institucional

Cursos

Localização

Redes Sociais

Rua Galeno de Almeida, 148 - 3º Andar

Cerqueira Cesar - São Paulo   

CEP: 05410-030

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© Copyright 2019     |     CAEPP - Centro de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Pediatria - Criado por: CAEPP