top of page

Sobre o curso

PROJETO GÊMEOS EM NEONATOLOGIA - CONTRAPONTOS  E SEMELHANÇAS ENTRE RN PRÉ-TERMO EXTREMOS E RN PRÉ-TERMO TARDIOS: AO NASCIMENTO E EM SUAS EVOLUÇÕES PÓS-NATAIS.

Tradicional evento do Centro de Apoio Ensino e Pesquisa em Pediatria – CAEPP, conta com uma equipe de professores médicos especialistas, formados no Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

21 a 23 de março de 2024

20 horas

150 vagas

Presencial 

Objetivo do curso Projeto Gêmeos em Neonatologia

Espera-se que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de diagnosticar  os distúrbios mais frequentes em recém-nascidos pré-termo Extremos e Tardios e definir a conduta mais adequada em cada um destes grupos de risco.

Diferenciais

Os diferenciais estão nos objetivos do curso, que focam desafios na assistência a recém-nascidos pré-termo extremos e tardios, e nas características deste, cujo desenvolvimento se  apóia em discussões amplas dos temas abordados entre especialistas em Neonatologia com ampla experiência prática e os profissionais de saúde participantes do curso.

Público-Alvo

Médicos Neonatologistas e Pediatras Médicos Residentes, Multiprofissionais: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos

Programa

PROJETO GÊMEOS EM NEONATOLOGIA

TEMAS PRINCIPAIS:

Mesa Redonda: Assistência a recém-nascidos Pré-termo Extremos e Tardios ao nascimento – semelhanças e diferenças no período perinatal
Painel: Hemorragia intracraniana: práticas atuais na redução de riscos em RNPT Tardios e Extremos Conferência: O que há de novo na assistência respiratória em Neonatologia?
Mesa Redonda: Desafios na assistência respiratória pós-natal em RNPT Tardios e Extremos com insuficiência respiratória precoce na presença de ....
Mesa Redonda: Assistência respiratória a recém-nascidos Pré-termo Extremos e Tardios no período neonatal 

Painel: Particularidades da nutrição de recém-nascidos pré-termo e extremos nas primeiras 48 h de vida
Mesa Redonda: Falando do rim do prematuro....
Discussão de Caso Clínico: Cuidados paliativos
Painel: Sedação e analgesia em RNPT Tardios e Extremos e efeitos futuros

Painel: Abordagem das alterações hemodinâmicas em RNPT Extremos e Tardios Mesa Redonda: Fortalecendo as práticas na UTIN

Informações

Data do curso:

21 a 23 de março de 2024

Dias da Semana:

Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado

Horário: 

Quinta e Sexta-feira das: 08h00 às 18h00

Sábado das: 8h00 às 12h00

Local do curso:

ENS- Rua Augusta, 1600 - 2º andar - Consolação                                                                          

Coordenação

Professora Doutora Cléa Rodrigues Leone
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo e Livre Docência (Pediatria Neonatal) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretora de Pubicações da Sociedade de Pediatria de São Paulo , Consultora Científica da Maternidade Santa Joana(SP). Tem experiência clínica em Assistência a recém-nascidos de risco, especialmente recém-nascidos pré-termo.Na área de Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascido, recém-nascido pré-termo, nutrição neonatal, crescimento intra-uterino restrito,doença metabólica óssea, Displasia Broncopulmonar, Enterocolite Necrosante ,Leite Materno e Insuficiência Respiratória no Recém-nascido de risco.Organizadora , juntamente com Renato S. Procianoy, do PRORN – Programa de Atualização em Neonatologia , no Sistema de Educação continuada a Distância, pela Sociedade Brasileira de Pediatria e a Artmed Panamericana.

Professor Doutor Werther Brunow de Carvalho.

Professor Titular Neonatologia/Pediatria em Terapia Intensiva do Departamento de Pediatria da FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Santos, Título de Especialista em Terapia Intensiva e Neonatologia, em Nutrição Parenteral e Enteral, Membro da Academia Brasileira de Pediatria.

Doutora Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo. Residência Medica em Pediatria e Área de atuação em Neonatologia pela Universidade de São Paulo.
Mestre e Doutora em Medicina  (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Título de especialista em Pediatria (TEP) e de Área de Atuação em Neonatologia (TEN) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Coordenadora do Curso de Reanimação de prematuros e Instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da SBP. Atualmente Neonatologista do Centro Neonatal do Instituto da Criança e Adolescente do HC-FMUSP.
Na SBP atua como Diretora de Cursos e eventos e Secretaria do Departamento Científico de Neonatologia (gestão 2022 a 2025). Na Sociedade de Pediatria de São Paulo atua como primeira secretária e diretora de cursos e eventos (gestão 2022 a 2025).

Doutor Mario Cícero Falcão

Doutor em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Professor Colaborador do Departamento de Pediatria da FMUSP; Especialista em Pediatria com área de atuação em Nutrologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN); Médico da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); Editor Associado do BRASPEN Journal; Editor Executivo da Revista Paulista de Pediatria; Membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Membro do Departamento de Suporte Nutricional da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Santa Catarina - São Paulo.

Investimento

* Desconto mediante comprovação. (Opção - Pagamento - Plano de Desconto - Comprovante de bolsa)

Formas de Pagamentos:

À vista ou parcelado em até 2x sem juros

Cartão de Crédito, Boleto 

Apoio: 

sbp master CMYK_ALTA.png

Patrocínio: 

Logotipo Faz Bem - Versao Vertical_281C.jpg

“ESTE EVENTO RECEBEU PATROCÍNIO DE EMPRESAS PRIVADAS, EM CONFORMIDADE COM A LEI Nº 11.265, DE 3 DE JANEIRO DE 2006.”​​

Informações Importantes do Projeto Gêmeos em Neonatologia

Para garantir a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário dentro do prazo de vencimento. Caso o boleto não seja pago, a inscrição será automaticamente cancelada, sendo necessário realizar uma nova inscrição. 

Atenção: Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato. Em caso de cancelamento do curso por quantidade insuficiente de quórum será realizado a devolução de 80% do valor investido ao candidato, devido a retenção de impostos não reembolsáveis. 

bottom of page